domingo, 24 de março de 2013

VENDEDOR EU SOU OU NÃO SOU...

A experiência vivida por uma pessoa pode ser uma grande escola. Algumas crianças começam a vender pequenos produtos para comprar algo para si, iniciando internamente um processo de empreendedorismo, muitos irão fazer isso na faculdade, vendendo produtos no intervalo para levantar um dinheiro, a vida de estudante é dura e com poucos recursos financeiros, esta também é uma forma de tornar uma pessoa empreendedora internamente (á necessidade). Existem vários exemplos que podemos dar, prestar um serviço a alguém, mas vamos lembrar, normalmente tem que vender esta ideia para uma determinada pessoa ou empresa.

A opção de tornar-se um vendedor profissional deve levar em conta a habilidade da comunicação e expressão, desta forma o vendedor pode vender um produto ou ideia deixando claro para o comprador todas as informações, mas não vamos nos esquecer das partes técnicas que serão ditas mais tarde.

A comunicação sempre deve ser levado em conta como algo que dá segurança ao comprador, o vendedor deve acreditar no que esta vendendo, falando firme e com gestos corporais leves.

O principal para o vendedor é saber exatamente o que está vendendo, a parte TÉCNICA do produto ou serviço, pois o comprador mesmo conhecendo o produto ou serviço sempre tentará colocá-lo em “xeque”, testando-o para conhecê-lo e poder argumentar, desta forma podendo levar alguma vantagem sobre a falta de informação do vendedor, ou mesmo desconhecendo o produto ou serviço que lhe está sendo oferecido e querendo saber mais para poder efetuar ou não a compra. Desta forma sempre um vendedor deverá estar pronto para todos os questionamentos sobre o que está vendendo.

Levando em conta as regras gerais um VENDEDOR, ele estar vestido adequadamente, falar de forma clara, em um tom normal, gesticular pouco e saber tudo sobre o seu produto ou serviço. Se for possível conhecer o seu cliente isso ajuda muito, desta forma podemos evitar “gafes” como falar mal de um time de futebol, política, ou outro tema que poderá desandar uma venda.


Alexandre Lavorato
CONSULTOR DE VENDAS
(15) 9627-7309 – 8102-9700

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário